ESCOLA PADRE JERÔNIMO GANHA DESTAQUE NO PORTAL DO GOVERNO DA PB E JORNAL A UNIÃO

14:06 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios



A matéria publicada no portal do Governo da Paraíba dá visibilidade às atividades que estão sendo desenvolvidas no Curso de Técnico em Mineração. Confira:

Os alunos do curso de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, acompanhados pelos professores Antônio de Pádua Sobrinho, Clóvis Junior e Fabrício Olegário, participaram de uma aula de campo realizada em minas e garimpos da região onde ocorre a exploração de quartzito.
A aula envolveu as disciplinas de Planejamento de Minas, Segurança do Trabalho, Tratamento de Minérios, Geologia, Serviços e Equipamentos de Mineração, Topografia e Geoprocessamento.  Na ocasião, os alunos puderam entender todo o processo de mineração, iniciado desde a lavra até o beneficiamento da rocha.
A visita fez parte das atividades do projeto “Conhecendo a importância socioeconômica do potencial geológico dos municípios de Santa Luzia, Várzea e Junco do Seridó/PB”, orientado pelo professor Antônio de Pádua Sobrinho. Segundo o professor, é importante que a sociedade conheça as potencialidades minerais, principalmente da localidade na qual está inserida.

“Os municípios de Santa Luzia, Várzea e Junco do Seridó têm um grande potencial geológico, são detentores de grandes reservas minerais, com atividades extrativas já consagradas há anos, onde se destaca a exploração de vermiculita, quartzito e caulim. Esse patrimônio geológico é desconhecido pela maioria da população local e regional”, explicou o professor Pádua.

O projeto está sendo desenvolvido por meio de aulas teóricas em sala de aula e práticas no campo, com visitas a garimpos e minas. Nas visitas os alunos realizam levantamentos geológicos, identificam os principais recursos minerais existentes nesses locais, coletam amostras minerais, conhecem, entendem e descrevem como ocorre sua exploração, beneficiamento e comercialização, dando ênfase a importância socioeconômica deste potencial para a população local.

De acordo com o professor Pádua, o conhecimento geológico fica limitado aos meios acadêmicos e científicos, o que acaba trazendo consequências negativas em relação à sua preservação, acarretando sérios problemas sociais e ambientais decorrentes da falta de informação por parte da população.

 “Este projeto está sendo de extrema importância, pois a partir dos estudos e dados que estamos coletando, os alunos, comunidade escolar e sociedade local irão conhecer o potencial geológico que esses municípios possuem, como ocorre sua exploração e beneficiamento, até a sua comercialização, bem como a importância socioeconômica para a população local e regional”, destacou o professor, explicando que por meio do projeto os alunos realizam avaliações críticas e apresentam alternativas para os possíveis problemas observados, contribuindo para a preservação e aproveitamento racional do patrimônio geológico.

“Estamos aperfeiçoando a prática profissional dos futuros técnicos em mineração. Estes estudos de campo unem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática. A partir disso os alunos conhecem e compreendem melhor a futura profissão, trazendo ganhos significativos na qualificação profissional deles que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, contou o professor Pádua.

Todas as rochas e minerais coletados são catalogados pelos alunos que estão montando um acervo mineralógico na escola Padre Jerônimo Lauwen. Este acervo está sendo utilizado para auxiliar as aulas teóricas e práticas do curso de mineração e de outras disciplinas afins que abordam a mesma temática. “Até o mês de setembro estamos com várias atividades programadas, dentre eles outras visitas a minas e garimpos e palestras voltadas ao tema que serão ministradas por profissionais ligados a área”, finalizou o professor.

SECOM-PB





0 comentários:

ALUNOS PARTICIPARÃO DA II OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA

05:29 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios



Os alunos da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, participarão da II Olimpíada Brasileira de Geografia. A II OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG é a fase nacional do projeto Olimpíada Geo-Brasil – OGB. A OGB inclui também uma fase internacional da International Geoghraphy Olympiad - iGeo e da International Earth Science Olympiad – IESO, a seleção para participar das fases internacionais ocorre através da OBG. Para a IESO a seleção ocorre através da Olimpiada Brasileira de Agropecuária (OBAP).


Os temas de interesse da Olimpíada Brasileira de Geografia envolvem a geografia e as geociências e tem como objetivos principais: despertar nos jovens estudantes o interesse pela geografia e geociências, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;promover o aprimoramento do ensino de geografia e das geociências em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem e atender ao interesse crescente dos estudantes;promover trocas de informações, conhecimentos e experiências em processo de ensino e aprendizagem entre estudantes e professores no Brasil e no exterior; estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos.
 A Olimpíada se desdobra em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade, utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte competitiva.
As inscrições encontram-se abertas, de 6 de abril a 11 de maio 2016. A Primeira fase ocorrerá dia 20 de maio, e os classificados farão a Segunda etapa dia 10 de junho.


Para informações acesse: http://www.obg.net.br/regulamento

0 comentários:

Professores montam exposição de robótica no laboratório

09:27 Jaian Tales 0 Comentarios



 
Aconteceu hoje (20) na escola Padre Jerônimo Lauwen uma exposição de robótica no laboratório. A exposição foi organizada pelos professores que participaram da formação da formação no ultimo dia 18 e 19.


Na oportunidade os professores puderam associar os conhecimentos que os alunos estão trabalhando em sala de aula, com o que estava exposto. Os alunos puderam observar equipamentos funcionando com energias renoveis, experiências de física e química, além de outros conhecimentos abordados pelos professores.


A atividade foi realizada durante toda a manhã e contou com a participação de diversas turmas do ensino regular e técnico.

0 comentários:

Professores participam de formação sobre laboratório de robótica

09:21 Jaian Tales 0 Comentarios





Os professores da escola Padre Jerônimo Lauwen participaram no último dia 18 e 19, de um formação sobre os kits educativos do laboratório de robótica. A formação contou com a participação de professores da escola e de professores de cidades vizinhas, Várzea e Salgadinho.


A formação teve objetivo de ensinar ao professores como utilizar os equipamentos com os alunos, desde sua montagem a programação. Na oportunidade os professores puderam montar diversos kits que serão expostos aos alunos.

0 comentários:

PROJETO INCENTIVA ALUNOS DO CURSO DE MINERAÇÃO AO UNIVERSO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

15:09 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


 


 O incentivo a iniciação cientifica é de extrema importância  para os estudantes do ensino médio, que em breve estarão ingressando nas universidades. Portanto com o objetivo de trazer conhecimento acadêmico e maturidade cientifica aos alunos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio da Escola,  por meio de um  projeto que tem como objetivo estudar a importância do potencial geológico da região, foi criado um grupo de estudos  composto por alunos do 1º e 2º anos do curso, que estão se  encontrando regularmente para discutirem e aprofundarem os conhecimentos relacionados à temática estudada e discutirem a importância do projeto para a população, bem como traçar metas para as ações que serão desenvolvidas ao longo do projeto.

Segundo o professor  Antonio de Pádua Sobrinho o grupo tem como objetivo  incentivar os alunos a participação e busca de conhecimento por meio da produção cientifica,  

0 comentários:

46 anos de história!

08:12 Jaian Tales 0 Comentarios



A Escola Padre Jerônimo Lauwen completa mais uma ano de vida, ao todo 46 anos de trabalho duro, de altos e baixos, mas com muitas conquistas.Uma família que a cada ano recebe novos filhos.

Estamos em festa, em nome de todos que fazem a E.E.E.F.M. Escola Padre Jerônimo Lauwen, felicitamos pelo empenho, dedicação e compromisso com a educação. Parabéns Família!


0 comentários:

Mostra de robôs é realizado por estudantes do curso técnico em informática.

19:40 Jaian Tales 0 Comentarios




 
Os alunos do curso técnico em informática realizaram no dia de hoje (13/04) a primeira mostra de robôs. A atividade aconteceu no laboratório de robótica e tinha como objetivos demonstrar as primeiras criações dos estudantes.



As atividades de robótica tem como objetivo, além da construção e programação de robôs, a exploração científica envolvida na montagem. Os alunos construíram guindastes, escadas e outros equipamentos utilizados em fábricas e na construção civil.
 





0 comentários:

Alunos do Projovem participam de atividade de combate ao desemprego

19:32 Jaian Tales 0 Comentarios




Dentro da disciplina de Participação Cidadã, os alunos do Projovem desenvolveram hoje (13) na escola atividades de combate o desemprego. Os alunos fizeram um levantamento de possibilidades de emprego no município de Santa Luzia, confeccionando um cartaz sobre as principais atividades econômicas da região.

A atividade faz parte do plano de ação comunitária – PLA, que é desenvolvidos pelos alunos durante as atividades escolares.


0 comentários:

ALUNOS DO CURSO DE MINERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS ESTÃO EQUIPANDO LABORATÓRIOS NA ESCOLA.

13:28 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios



  Os alunos do curso técnico em mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, localizada na cidade de Santa Luzia, Paraíba,  por meio de aulas teóricas em sala de aula e práticas no campo, estão equipando 2  laboratórios na escola, um  de Geologia com uma diversidade de amostras  de minerais e rochas e  outro  de Tratamento de Minérios, com uma diversidade de maquetes de lavras e  de unidades de beneficiamento de minérios  que representam empresas mineração em operação.






Segundo o professor  Antonio de Pádua Sobrinho, os resultados estão sendo positivos, pois os estudantes estão tendo a oportunidade de visualizar na prática os conhecimentos teóricos repassados em aula. Além de conhecer melhor o potencial mineral do nosso estado e da região. 






“ Estes   laboratórios  são  de extrema importância, pois estão  auxiliando  as aulas teóricas e práticas do curso  e estão sendo equipados com trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos. ”Disse 








0 comentários:

Alunos constroem primeiros robôs

19:04 Jaian Tales 0 Comentarios





Hoje (06/04) os alunos da Escola Padre Jerônimo iniciaram suas primeiras atividades de construção de robôs. Os alunos estão desenvolvendo robôs mecânicos que simulam estruturas como pontes, guindastes e etc.

Os robôs fazem partes do kit de robótica “Da Vinci”, que é composto de peças mecânicas de encaixe, tais como, blocos, vigas, eixos, engrenagens etc. Os alunos constroem os robôs, seguindo as orientações do professor e do guia de montagem.

0 comentários:

Qualificação profissional levam alunos a atividades práticas em laboratório

19:02 Jaian Tales 0 Comentarios



  
Dentro de uma perspectiva de inclusão social e tecnológica, os alunos do Projovem Urbano participam de atividades de Qualificação Profissional, abordando a tecnologia como foco principal. Essa característica se dar pela divisão do programa, onde os alunos são formado no curso de Telemática, que incluí atividades de telemarketing, helpdesk, assistente de vendas e operador de microcomputador.

As atividades trabalhadas atualmente são as de Helpdesk. Este profissional deve ser capaz de trabalhar na montagem, manutenção e instalação de computadores, conhecendo os requisitos mínimos para funcionamento da máquina. Durante a disciplina os estudantes aprendem de forma prática os ofícios da profissão.

0 comentários:

Postagens mais recentes Página inicial Postagens mais antigas