PROFº DO IFPB MINISTRA PALESTRA PARA ALUNOS DA ESCOLA Pe JERÔNIMO

14:59 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


A Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, localizada na cidade de Santa Luzia, em parceria com Núcleo de Estudos em Geologia e Geofísica Aplicada do Semiárido- NUGGAP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB-Campus Picuí. Promoveu  nesta sexta-feira, 24 de março, uma palestra  para os estudantes do Curso Técnico em Mineração.

  A palestra foi proferida pelo Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB-Campus Picuí, Geólogo, Doutor em Geodinâmica e Geofísica, Anderson de Medeiros Souza, que ministrou uma palestra sobre “GEOLOGIA E EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO.” Apresentando os principais conceitos, curiosidades e processos relacionados à Geologia e Exploração de Hidrocarbonetos, enfatizando as etapas em que o profissional “Técnico ” encontra-se inserido.  Explicando o que é, como se forma, como e onde se encontra o Petróleo.




0 comentários:

ESCOLA PE JERÔNIMO DESENVOLVE ATIVIDADE PELA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

14:44 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios




A Escola Estadual Padre Jerônimo Lawen, localizada na cidade de Santa Luzia, realizou várias atividades para a comunidade escolar, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Dentre elas uma palestra para os alunos do curso Técnico em Mineração sobre os Aspectos Hidrogeológicos da Região do Seridó, proferida pelo técnico em Mineração e em Geologia, Paulo Sales da Costa Barros, e pelo geólogo, Doutor em Geodinâmica e Geofísica, Anderson de Medeiros Souza, pesquisadores do Núcleo de Estudos em Geologia e Geofísica Aplicada do Semiárido- Nuggap do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB-Campus Picuí.

Adicionar legenda
Durante a palestra os pesquisadores enfatizaram os tipos de aquíferos existentes na região do Seridó paraibano, mostraram as principais fontes de recargas e abordaram os fatores que controlam o armazenamento da água em subsolo, bem como os que determinam a sua qualidade, destacando a importância das águas subterrâneas para a região e a atuação técnico em Mineração na área de  hidrogeologia.


Segundo o coordenador do curso Técnico em Mineração da Escola Padre Jerônimo Lawen, Antonio de Pádua Sobrinho, a palestra foi de extrema importância. “Estamos vivenciando a escassez dos recursos hídricos na região do Seridó, principalmente no município de Santa Luzia, realizamos uma visita ao açude com os alunos para que eles observassem a condição do reservatório, responsável pelo abastecimento da população. É preciso que sejam desenvolvidas ações que visem otimizar o aproveitamento da agua, buscando alternativas para minimizar a crise hídrica no Seridó. Ou seja, os estudantes que estão saindo da Escola Padre Jerônimo poderão ser absolvidos pela própria região”. Pontuou.
“Em suas apresentações os pesquisadores destacaram a importância   das   águas subterrâneas, que diante da escassez de chuvas é uma alternativa viável para minimizar a crise hídrica na região e falaram quais os tipos de aquíferos existentes na região, as principais fontes de recargas e abordaram os fatores que controlam o armazenamento da água em subsolo bem como os que determinam a sua qualidade. Foram apresentados também os métodos de prospecção de águas subterrâneas, porque a região apresenta pequena disponibilidade hídrica no subsolo, onde prospectar água subterrânea nos terrenos cristalinos, destacando a importância de profissionais como Técnicos em Mineração nesta área. A CPRM – Serviço Geológico do Brasil fez um levantamento no município de Santa Luzia e registrou a existência de 190 pontos d’ água, sendo duas fontes naturais, 16 poços escavados e 172 poços tubulares”. Enfatizou o professor Pádua.


O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema, diante da importância da água para a sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível.

SECOM/PB.

0 comentários:

ALUNOS DA ESCOLA Pe JERÔNIMO TIVERAM AULA NO MUSEU COMUNITÁRIO JEOVÁ BATISTA

08:13 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios




Com o objetivo de conhecer as riquezas minerais do Município de Santa Luzia e região, os alunos do Curso Técnico em Mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, sob orientação do Professor Antonio de Pádua Sobrinho, tiveram uma aula no  Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo, localizado no Município. Na oportunidade eles tiveram acesso ao acervo mineralógico, fotografias e objetos referentes à exploração mineral do Município.  Além de informações históricas sobre a região.

Veja algumas imagens: 







0 comentários:

ATENÇÃO ESCOLA PE JERÔNIMO DISPÕE DE VAGAS PARA O PBVEST 2017

07:17 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


Informamos a todos os interessados que as inscrições PBvest 2017 estão abertas de 21 a 31 de março. São mais de 150 vagas disponíveis na Escola Pe. Jerônimo Lauwen para aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam frequentar as aulas do curso. Para mais informações procurar a coordenação na escola.
Link para inscrição:  http://pbvest.pb.gov.br/


0 comentários:

GIRA MUNDO: ALUNOS DA ESCOLA PE JERÔNIMO CONCORREM AO INTERCÂMBIO (CANADÁ, ESPANHA E PORTUGAL).

07:54 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


Os alunos da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen Lauwen, da cidade de Santa Luzia, se inscreveram  para o Programa “Gira Mundo”  criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que vai  propiciar experiências práticas no desenvolvimento de língua estrangeira e interações com outras culturas  por meio de  intercâmbio internacional, que, ao regressarem, serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão  ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. Ano passado a escola teve um aluno selecionado para o intercambio edição- Canadá.


Este ano os alunos estão concorrendo ao  intercâmbio  Canadá, Espanha  e Portugal. A seleção será feita em três etapas de caráter classificatório e eliminatório: 

                                      
1ª ETAPA
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Programa “Gira Mundo” serão destinadas aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio do Sistema Estadual de Ensino.
CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO:
a)      Para realização do intercâmbio no Canadá ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio;
b)      Para realização do intercâmbio na Espanha ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio;
c)      Para realização do intercâmbio em Portugal ter alcançado a média mínima global de 8,0 (oito) pontos no desempenho acadêmico escolar no primeiro ano do ensino médio.
Todos os documentos originais serão conferidos e comparados com os anexados no início das aulas do curso preparatório de línguas.
2ª ETAPA
SELEÇÃO
Os estudantes que optarem pelo intercâmbio na Espanha serão selecionados para participarem do Curso Preparatório de Línguas, por suas respectivas Gerências de ensino, de acordo o número de vagas oferecidas para os que obtiveram melhores médias no 1º ano do ensino médio em 2016, nas disciplinas de Português e Matemática. Já os que optarem pelo intercâmbio no Canadá ou Portugal devem estar inseridos na Plataforma virtual English Discoveries, que será implantada no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e possuir o conceito “Good”- aprovado, no seu desempenho.
Na segunda etapa, para TODOS os países, será considerada a frequência e desempenho escolar dos estudantes no primeiro bimestre do ano de 2017, através do Sistema Saber. Essa etapa será de caráter classificatório.

3ª ETAPA
CLASSIFICAÇÃO
Na terceira etapa, será realizada uma prova de proficiência, o TOEIC (Test of English for International), para o Canadá, o DELE (Diploma Espanhol para Língua Estrangeira) para Espanha e uma Prova de Língua Portuguesa, para Portugal, de caráter eliminatório.
Estarão Classificados, os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos e estiverem dentro do número de vagas, distribuídas entre as Gerências de Ensino para o intercâmbio Internacional.
COMO SERÁ NO CANADÁ, ESPANHA E PORTUGAL?
Os estudantes, durante sua estada, residirão em casa de famílias nativas do Canadá, Espanha e Portugale cursarão um semestre letivo em Escolas de nível médio. Os aprovados receberão bolsa auxílio no valor total de 4.200,00 Reais, dividido em seis parcelas. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, serão de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.
 E AO RETORNAREM?
Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.


 Bolsa-auxílio – O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio receberá uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Escola Pe Jerônimo com Secom/PB.


0 comentários:

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PE JERÔNIMO SÃO DESTAQUE NA AGENDA ESCOLAR 2017.

06:37 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


Foto: Intercâmbio com a escola Professor Lordão
A Secretaria de Estado da Educação (SEE), da Paraíba  está  distribuindo  para todos os alunos e professores uma Agenda Escolar para o ano de 2017. A agenda dos alunos tem como tema: ‘Juventude e  Protagonismo”  possui em seu interior muitas informações úteis aos alunos além de apresentar algumas ações e atividades desenvolvidas nas escolas. Dentre essas ações o intercâmbio realizado entre a escola Padre Jerônimo e a escola Professor Lordão ano passado ganhou destaque.


Adicionar legenda
 Segundo os Professores Antonio de Pádua Sobrinho e Fabricio Olegário que coordenaram a ação o intercâmbio  com a  Escola Estadual Professor Lordão, permitiu que os alunos desenvolvessem   atividades em parceria com o projeto Arqueologia, um passado ameaçado desenvolvido no Lordão e a Associação Trilhas na Caatinga.

Foto: Aulas Práticas de campo.
“  Na oportunidade eles visitaram os sítios arqueológicos de Picuí, analisaram in loco, os aspectos paisagísticos da geologia, geomorfologia e a composição geológica da região do Seridó Oriental Paraibano, além de  participem  de palestras, minicursos, oficinas, exposições fotográficas, mesas redondas e exposição de artefatos líticos e fósseis do museu de arqueologia da UEPB, possibilitando o compartilhamento e troca de experiências, bem como o debate sobre a importância do conhecimento geológico para a sociedade. Este ano o  estamos com várias atividades programadas, dentre eles outros intercâmbios com outras instituições de ensino.” Destacaram os Professores.  

0 comentários:

Escola recebe impressora 3D

17:04 Jaian Tales 0 Comentarios


Os alunos da Escola Padre Jerônimo dispõem de mais uma ferramenta tecnológica  para aprimorar seus estudos. A escola recebeu nos últimos dias uma Impressora 3D.

A impressora irá compor mais uma dos laboratórios da escola e será utilizado pelos alunos para desenvolver modelos. Objetos impressos em 3D podem trazer aos alunos a chance de tocar e sentir suas próprias criações. Essa tecnologia também permite que os estudantes materializem objetos que só são vistos em fotografias e gravuras ou fazem parte apenas do imaginário.



0 comentários:

E.E.E.F.M. PE JERÔNIMO LAUWEN RECEBE EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS

09:24 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), entregou essa semana equipamentos que irão  fortalecer o curso Técnico em Mineração oferecido pela  Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, dentre eles um teodolito e várias bússolas  que serão  utilizadas  nas aulas práticas do curso.


Adicionar legenda
Hoje durante a entrega o Engenheiro civil e Professor das disciplinas de topografia e geoprocessamento,  Clóvis Júnior, mostrou os equipamentos  aos alunos   apresentando suas  características,  funções e importância .
“A topografia é utilizada em  várias aplicações na  mineração,   e esses equipamentos  são  instrumentos  que irão contribuir significativamente na aprendizagem dos  nossos alunos. unindo a teoria  a prática” Disse o Professor Clóvis.




Na ocasião também estiveram presentes  os gestores Deusa Dantas, Geraldo Medeiros e o Professor e Coordenador do curso, Antonio de Pádua Sobrinho  que na oportunidade destacaram a importância desses equipamentos para a escola. “ Nossa escola só tem a agradecer o Governo do estado e a secretária de Educação pela aquisição desses equipamentos que possuem  grande valor pedagógico e fortalecerão o ensino profissionalizante oferecido pela nossa escola.”  Disseram




0 comentários:

ESCOLA PADRE JERÔNIMO GANHA DESTAQUE NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA O ANO LETIVO DE 2017.

07:48 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


A Secretaria de Estado da Educação – SEE do estado da Paraíba,  reúne, nesta publicação, as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2017.

Na página 53, que refere-se a Educação Profissional Técnica- EPT. Uma foto de uma atividade prática de campo, realizada na Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, no curso Técnico em Mineração da Escola ganhou destaque. Atualmente a escola oferece os cursos técnicos em Informática e mineração.

A Educação Profissional Técnica - EPT, na Rede Estadual de Educação da Paraíba, em cumprimento aos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Visa formar profissionais para o mundo do trabalho, na perspectiva da formação integral do cidadão trabalhador, para atender às demandas do setor produtivo e do desenvolvimento socioeconômico.


Veja as diretrizes Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2017.ACESSEhttp://paraiba.pb.gov.br/downloads/Diretrizes_Operacionais_2017.pdf

0 comentários:

Postagens mais recentes Página inicial Postagens mais antigas