MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM MINERAÇÃO E INFORMÁTICA

07:05 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios



Continuam abertas até o próximo dia 8 de janeiro as inscrições para o processo seletivo de ingresso de estudantes nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas Estaduais da Paraíba (ECIT). Outras 26 escolas da Rede Estadual de Ensino oferecem oportunidades em cursos profissionalizantes, em diversas áreas. Para elas, não há processo seletivo, apenas a matrícula regular na Rede Estadual de Ensino. Ao todo, estão sendo oferecidas 2724 vagas, sendo 384 nas ECITs.

As inscrições para a prova de seleção das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas Estaduais podem ser realizadas nas secretarias de cada unidade de ensino, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.  O processo seletivo acontecerá no dia 10 de janeiro e o resultado será divulgado quatro dias depois. As matrículas começam no dia 18 do mesmo mês. Já em relação às escolas que oferecem cursos profissionalizantes, integrados ao Ensino Médio, são necessárias apenas as matrículas. Para os alunos novatos, o prazo vai até o dia 20 de janeiro. Os alunos veteranos têm até o dia 30 de dezembro. As unidades com esse tipo de ensino são chamadas de Escolas Profissionais Técnicas (EPTs).

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, ressaltou a importância dos cursos técnicos e profissionalizantes. Para ele, o objetivo é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações e simulações movidas pela prática profissional. “É importante que todos tenham noções básicas do que compreende técnicas e teorias empregadas à produtividade e ao mercado de trabalho”, disse.

Escola Estadual Padre  Jerônimo Lauwen (Santa Luzia):
Cursos Profissionalizantes: Mineração e Informática (45 vagas cada curso)

Secom-PB.


0 comentários:

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE MINERAÇÃO EM 2015

10:04 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


  
      
      Os alunos  do Curso de Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen,  da cidade de  Santa Luzia, participaram neste ano de 2015  de uma série de atividades  que tiveram  o objetivo  melhorar a qualidade do ensino profissionalizante  oferecido pela  escola.

Sob a coordenação do professor Antônio de Pádua Sobrinho, foram  realizadas as seguintes ações:
Ø  Execução   do plano de trabalho que permitiu que os alunos realizassem visitas a Garimpos e Minas  possibilitando que eles entendessem como ocorrem a exploração e tratamento de minérios na região.
Ø   Realização de minicursos voltados à mineração dentre eles: Levantamento topográfico, utilização das ferramentas do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM, introdução e uso de GPS, normas de segurança e meio ambiente na mineração.
Ø  Apresentação de  projeto no 3º Fórum Mundial de Educação, realizado no mês de maio em Recife.
Ø   Palestras proferidas por representantes do MPT-PB,CDRM-PB e professores da UCFG e IFPB -abordando temas ligados a mineração.
Ø   Desenvolvimento do projeto confecção de maquetes.
Ø  Participação dos alunos no seminário nacional comemorativo ao dia do Garimpeiro em Nova Palmeira-PB.
Ø  Participação de alunos no 1º Encontro de técnicos em mineração do Nordeste, realizado em Campina Grande,
Ø  Apresentação de 6 (Seis ) trabalhos desenvolvidos no curso envolvendo 30 alunos do 1º, 2º e 3º anos em feira de ciências realizada em Picuí.
Ø  Apresentação de projeto  nas escolas de Santa Luzia.
Ø   Audiência com o secretário de Educação.
Ø   hangout no canal Paraíba faz Educação 2 – Destacando os trabalhos desenvolvidas.

       Finalizando  o ciclo de atividades, ontem dia 11 de dezembro, os alunos do 3º ano  defenderam o trabalho de conclusão de curso .   Os trabalhos foram avaliados pelo coordenador pedagógico da  6º regional de ensino Patos -PB, Rawellygton Nahane de Medeiros, pelo geólogo e professor do IFPB-Campus Campina Grande, Francisco de Assis Souza e pelo  sociólogo e  professor  José Aderivaldo da Nóbrega.

       

0 comentários:

REPRESENTANTES DO CREA-PB E UFCG VISITAM ESCOLA PADRE JERÔNIMO

12:51 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


Nesta quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, o assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do  Estado da Paraíba- CREA-PB, Raimundo Nonato Lopes de Sousa, juntamente com o professor da Universidade Federal da Paraiba –UFCG e conselheiro do CREA/PB, Antônio Pedro Ferreira, estiveram  visitando a Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen da cidade de Santa Luzia, onde atualmente  funciona  um curso técnico em mineração.

O objetivo da visita   foi orientar a escola em relação ao registro do curso no Crea e traçar metas para fortalecer e consolidar o ensino profissionalizante oferecido.  Na ocasião eles conheceram um pouco  dos  trabalhos e ações desenvolvidas no  curso, além do  laboratório equipando com trabalhos desenvolvidos pelos próprios  alunos sob a  orientação do professor  e coordenador do curso Antonio de Pádua Sobrinho.

O laboratório é equipando com uma diversidade de maquetes  que representam  empresas de mineração em funcionamento. Além  de um acervo de rochas e minerais  catalogados pelos alunos que estão passando a conhecer melhor a região.

Segundo o professor Pádua a confecção das maquetes possibilitou que os alunos compreendessem de forma simples e didática, como ocorre a exploração e o tratamento de minérios desde a lavra (local onde ocorre a extração mineral) até a etapa em que esses minerais são aproveitados pela indústria, contribuindo para que as aulas saíssem da monotonia teórica e renovasse o seu papel, melhorando de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem.




0 comentários:

Postagens mais recentes Página inicial Postagens mais antigas