INTERCÂMBIO ENTRE ESCOLA PADRE JERÔNIMO E PROFESSOR LORDÃO GANHA DESTAQUE NO PORTAL DO GOVERNO DA PB
Escolas da rede estadual
de ensino estão realizando intercâmbios entre alunos para que eles conheçam a
realidade de outras unidades e possam compartilhar experiências positivas.
Nesta semana, os estudantes da Escola Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, foram
à Escola Professor Lordão, em Picuí. Na semana passada, foram os alunos da
Escola Isaura Fernandes, em Itapororoca, que visitaram a Escola indígena
Akajutibiro, em Baía da Traição. A iniciativa deve continuar pelos próximos
meses e ser realizada por outras unidades das 14 Gerências Regionais de
Educação (GREs).
No intercâmbio desta semana, entre
os dias 24 e 26, os alunos do curso de mineração da Escola Padre Jerônimo
Lauwen, de Santa Luzia, que integra a 6ª GRE, participaram da I Semana de
Arqueologia de Picuí. O evento foi promovido pelos professores e alunos da
Escola Professor Lordão, de Picuí, que faz parte da 4ª GRE, em parceria
com membros da Associação Trilhas na Caatinga, por meio do projeto
“Arqueologia, um passado ameaçado”.
A programação contou com atividades
práticas, a exemplo de visita aos sítios arqueológicos Pedra D’água e
Cachoeira do Pedro. Além disso, o evento teve defesa de projetos de pesquisa,
minicursos e várias palestras. Na Escola Professor Lordão, os alunos participaram
de oficinas, como as de pintura rupestre em pedra cariri e de pintura rupestre
em mural.
A participação dos alunos de Santa
Luzia na Semana de Arqueologia de Picuí serviu de oportunidade para divulgação,
reflexão e discussão sobre ensino e pesquisa, a fim de que os estudantes
pudessem adquirir e compartilhar conhecimentos sobre arqueologia com os
estudantes de Picuí.
Baía
da Traição – Na semana passada, os alunos da
Escola Isaura Fernandes, em Itapororoca, que pertence à 14ª GRE, visitaram a
Escola indígena Akajutibiro, em Baía da Traição, na mesma GRE. A iniciativa faz
parte da política de valorização da cultura indígena, como forma de assegurar
os direitos à educação diferenciada aos povos indígenas e à defesa de suas
línguas, conhecimentos e processos pedagógicos próprios.
SECOM/PB.
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