SANTA LUZIA- PB: ESTUDANTES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO TIVERAM TRABALHO ACEITO PARA SER APRESENTADO NO IFPB-CAMPUS PICUÍ
Estudantes do 1º ano do curso de mineração da
escola estadual padre jerônimo lauwen –
da cidade de Santa Luzia Paraíba, orientados pelo pesquisador e professor
Antonio de Pádua sobrinho, tiveram o trabalho intitulado: "Construção de maquete de beneficiamento de
minério como ferramenta de práticas educativas". Aceito para ser apresentado na IV Feira de
Ciências do IFPB/Campus Picuí que traz
como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social"
A feira ocorrerá entre os dias 24 e 25 de setembro
de 2014 (quarta e quinta-feira) no IFPB/Campus Picuí, com várias atividades
programadas: exposição de experimentos, demonstrações científicas, salas
temáticas, oficinas, palestras e atividades culturais. A Comissão Avaliadora informou que um
total de 146 trabalhos foram inscritos, sendo 102 aprovados. Os trabalhos serão
apresentados em forma de painéis ou stand. Os estudantes também estarão concorrendo a algumas premiação
Consulte aqui a lista dos trabalhos aprovados e obtenha informações sobre o evento: :http://conteudodigital.ifpb.edu.br/eventos/feiradecienciaspicui2014
As Feiras de Ciências
são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos
planejados e executados por eles. Durante o evento, os alunos apresentam
trabalhos que lhes tomaram várias horas de estudo e investigação, em que
buscaram informações, reuniram dados e os interpretaram, sistematizando-os para
comunicá-los a outros, ou então construíram algum artefato tecnológico.
Segundo o professor Antonio de Pádua, normalmente
um bem mineral não pode ser utilizado como é extraído, pois raramente ocorre no
estado puro na natureza e em seus jazimentos. Portanto necessita-se, de ser
submetidos a algum tipo de beneficiamento, visando seu aproveitamento
industrial. A ampliação das necessidades de descrição do meio trouxe a
relevância de existir ciências que trabalhem com beneficiamento, uma delas é a
de tratamento de minérios.
“Apesar de se uma disciplina técnica, os
alunos promoveram um trabalho de construção de uma maquete de uma unidade de
beneficiamento de minério, para entenderem como funciona a mesma. A prática
educativa utilizada permitiu que os alunos compreendessem melhor não apenas o
funcionamento de uma unidade de beneficiamento, mas a importância técnica de
cada elemento e a relação entre a equipe criadora foi melhorada em função do
objetivo comum, atividades como essas promovem a
união entre teoria e prática.” Disse Pádua.
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