PROJETO MATEMÁTICA EM CORDEL: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
O
cordel é uma prática vinda de Portugal, e no Brasil teve início no estado da
Bahia, tornando -se literatura popular em todo o Nordeste. Especula-se também
que possa ter chegado no Brasil por volta do século XVIII, instalando-se na
Bahia, mais precisamente em Salvador, de onde se espalhou para os demais
estados do Nordeste. Um dos aspectos mais importantes desse tipo de literatura
é o fato de retratar acontecimentos cotidianos de forma engraçada e dinâmica.
Dentro
desse contexto, é que o projeto “Matemática em cordel” orientando pela professora Géssika Martins desenvolvido na Escola Estadual Padre Jeronimo Lauwen está
sendo aplicado de forma diferenciada, proporcionando assim, experiências
metodológicas e motivadoras, afim de despertar o interesse do discente nas
aulas de matemática, tornando-as mais atrativas e dinâmicas auxiliando também
no desenvolvimento da escrita.
Segundo a professora a Matemática é considerada por muitos uma disciplina “mecânica” e abstrata, pois trata de conteúdos considerados difíceis. É nesta perspectiva, que venho desenvolvendo o projeto utilizando o “lúdico” como estratégia, para melhorar o processo de Ensino e Aprendizagem nas aulas de Matemática. a atividade lúdica traz consigo um convite
para que o aluno aprenda de maneira diferenciada e dinâmica, exercitando assim,
conceitos científicos adquiridos, bem como a interação em grupo.
"Essa atividade contribuiu como ferramenta facilitadora na formação de um aluno capaz de relacionar e assimilar conhecimentos ao passo em que se desenvolve. Levar a esses alunos uma atividade diferenciada, se faz necessário, uma vez que, podemos observar a partir das imagens que os estudantes interagem de forma mais significativa nas aulas de matemática, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem do aluno. " Disse
"Essa atividade contribuiu como ferramenta facilitadora na formação de um aluno capaz de relacionar e assimilar conhecimentos ao passo em que se desenvolve. Levar a esses alunos uma atividade diferenciada, se faz necessário, uma vez que, podemos observar a partir das imagens que os estudantes interagem de forma mais significativa nas aulas de matemática, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem do aluno. " Disse
0 comentários: