PROJETO MATEMÁTICA EM CORDEL: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

07:55 Pousada2irmaosfreimartinho 0 Comentarios


O cordel é uma prática vinda de Portugal, e no Brasil teve início no estado da Bahia, tornando -se literatura popular em todo o Nordeste. Especula-se também que possa ter chegado no Brasil por volta do século XVIII, instalando-se na Bahia, mais precisamente em Salvador, de onde se espalhou para os demais estados do Nordeste. Um dos aspectos mais importantes desse tipo de literatura é o fato de retratar acontecimentos cotidianos de forma engraçada e dinâmica.
Dentro desse contexto, é que o projeto “Matemática em cordel” orientando pela professora Géssika Martins  desenvolvido na Escola Estadual Padre Jeronimo   Lauwen  está sendo aplicado de forma diferenciada, proporcionando assim, experiências metodológicas e motivadoras, afim de despertar o interesse do discente nas aulas de matemática, tornando-as mais atrativas e dinâmicas auxiliando também no desenvolvimento da escrita.



Segundo a professora a Matemática é considerada por muitos uma disciplina “mecânica” e abstrata, pois trata de conteúdos considerados difíceis. É nesta perspectiva, que venho desenvolvendo o projeto utilizando o “lúdico” como estratégia, para melhorar o processo de Ensino e Aprendizagem nas aulas de Matemática. a atividade lúdica traz consigo um convite para que o aluno aprenda de maneira diferenciada e dinâmica, exercitando assim, conceitos científicos adquiridos, bem como a interação em grupo. 



"Essa atividade contribuiu como ferramenta facilitadora na formação de um aluno capaz de relacionar e assimilar conhecimentos ao passo em que se desenvolve. Levar a esses alunos uma atividade diferenciada, se faz necessário, uma vez que, podemos observar a partir das imagens que os estudantes interagem de forma mais significativa nas aulas de matemática, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem do aluno. " Disse 

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga